+351 969 217 414

(telefone alternativo)

 

 

O que fazer perante dúvidas suscitadas sobre a qualidade da relação cuidador-menor?
 

► Pode solicitar uma segunda opinião. Uma avaliação independente ajuda à melhor decisão.


Obtenha uma opinião técnica independente sobre o perfil psicológico do menor, desejavelmente com avaliação da relação e dinâmica familiar com os progenitores/cuidadores/guardiões, observando sempre o princípio do superior interesse do menor.

Salvaguarde a integridade do acto, acautelando a garantia de inexistência de conflito de interesses e de incompatibilidades.
 

  • A avaliação psicológica do menor para efeitos de regulação das responsabilidades parentais é feita de acordo com metodologia específica adaptada a cada caso em concreto.
  • A avaliação é realizada sem quaisquer constrangimentos.
  • No âmbito de processos de regulação ou de alteração das responsabilidades parentais, examina-se o perfil psicológico individual e, quando possível, a qualidade da relação e dinâmica familiar entre o menor e respectivos progenitores e/ou entidades terceiras (outros cuidadores/guardiões).
     

Não raras vezes, em contexto de processos de regulação das responsabilidades parentais, são suscitadas dúvidas relativamente ao desenvolvimento psico-afectivo do menor e da qualidade da relação entre o menor e os seus cuidadores, quer sejam estes os respectivos progenitores ou entidades terceiras.
Por outro lado, no âmbito de processos de alteração, frequentemente são levantadas dúvidas relativamente a cuidados e quanto à integridade psico-física do menor, culminando por vezes em processos de promoção e protecção.
A segunda opinião psicológica em contexto de avaliação para efeitos de regulação das responsabilidades parentais é, pois, em geral, um instrumento importante no âmbito de processos relacionados com a definição e/ou alteração da regulação das responsabilidades parentais. Tem relevância no âmbito de processos judiciais e extrajudiciais.

 

Uma avaliação psicológica adequada esclarece e ajuda à melhor decisão.


Best Medical Opinion
Uma Instituição Independente ao Serviço dos Cidadãos e da Justiça
Entidade privada de referência no domínio das actividades periciais médicas e psicológicas

§

In Info.Saúde n.º 7/2022

Se não conseguir visualizar esta imagem correctamente ou se pretender obter o respectivo PDF «aceda aqui».
 







 



 

 

 
Contactos    |     Especialidades    |     Aviso Legal    |     Informação ao Consumidor    |     Política de Privacidade    |     © 2022 BMOp Todos os direitos reservados.
Crie o seu website em minutos!