O que fazer perante dúvidas suscitadas sobre as competências parentais?
► Pode solicitar uma segunda opinião. Uma avaliação independente ajuda à melhor decisão.
Obtenha uma opinião técnica independente sobre o perfil psicológico individual para o exercício das competências parentais, preferencialmente antes de um eventual litígio em contexto de regulação das responsabilidades parentais.
Salvaguarde a integridade do acto, acautelando a garantia de inexistência de conflito de interesses e de incompatibilidades.
-
A avaliação psicológica do(s) progenitor(es) para efeitos de regulação das responsabilidades parentais é feita de acordo com metodologia específica adaptada a cada caso em concreto.
-
A avaliação é realizada sem quaisquer constrangimentos.
-
No âmbito de processos de regulação ou de alteração das responsabilidades parentais, examina-se o perfil psicológico individual, incluindo a personalidade, avaliando se existe ou não anomalia psíquica/características psíquicas (psicopatologia) eventualmente susceptíveis de condicionar as competências parentais.
Não raras vezes, em contexto de processos litigiosos de definição da regulação das responsabilidades parentais, são suscitadas dúvidas relativamente à capacidade individual para o exercício das competências parentais.
Por outro lado, no âmbito de processos de alteração, frequentemente são levantadas dúvidas relativamente ao cumprimentos das obrigações parentais e ao funcionamento psicológico do(s) progenitor(es).
A segunda opinião psicológica em contexto de avaliação para efeitos de regulação das responsabilidades parentais é, pois, em geral, um instrumento importante no âmbito de processos relacionados com a definição e/ou alteração da regulação das responsabilidades parentais. Tem particular relevância no âmbito de processos judiciais.
Uma avaliação psicológica adequada esclarece e contribui para a melhor decisão.
Best Medical Opinion
Uma Instituição Independente ao Serviço dos Cidadãos e da Justiça
Entidade privada de referência no domínio das actividades periciais médicas e psicológicas
§
In Info.Saúde n.º 6/2022
Se não conseguir visualizar esta imagem correctamente ou se pretender obter o respectivo PDF «aceda aqui».

|